Dicas de Saúde

19 MITOS SOBRE OS OLHOS E A VISÃO

Mito 1: Todos os bebês nascem com olhos azuis?

Quando os bebês nascem, às vezes, seus olhos parecem azuis enquanto a melanina ainda está em desenvolvimento. Dentro de cerca de 12 meses, as células começam a produzir melanina. À medida que mais melanina se acumula na íris, a cor dos olhos pode escurecer.

Mito 2. Os bebês nascem com os olhos completamente crescidos?

Geralmente, os bebês nascem com olhos que são aproximadamente dois terços do seu tamanho adulto. Os olhos continuam a crescer após o nascimento, geralmente durante duas fases: 1) os primeiros anos de vida e 2) puberdade.

Mito 3. Casal de olhos castanhos não podem ter um filho de olhos azuis?

A verdade é que você não pode prever as cores dos olhos de uma criança a partir das cores dos olhos dos pais. Pesquisas atuais sugerem que até 16 genes diferentes podem ser responsáveis pela cor dos olhos, explicando o fato de que dois pais com a mesma cor podem ter filhos com uma cor totalmente diferente.

Mito 4. Comer cenouras melhorará sua visão?

A vitamina A é essencial para o corpo manter uma visão saudável e as cenouras têm grandes quantidades desse nutriente. Mas, o corpo precisa apenas de uma quantidade relativamente pequena de vitamina A para a visão, que pode ser obtida por várias fontes, como verduras escuras e folhosas, vegetais de cores vivas, laticínios e peixes. Embora comer alimentos ricos em vitamina A possa ajudá-lo a manter uma boa visão, não melhora sua visão nem impede a necessidade de óculos ou lentes de contato. Lembre-se de comer alimentos ricos em vitamina A, juntamente com gordura, para absorver melhor os benefícios.

Mito 5. Você pode melhorar sua visão com exercícios para os olhos?

Os exercícios para os olhos não melhoram a visão nem reduzem a necessidade de óculos. Sua visão depende de muitos fatores, nenhum deles podem ser significativamente alterados com exercícios para os olhos. No entanto, os exercícios para os olhos podem ser úteis para a insuficiência de convergência, uma condição que ocorre quando os olhos não trabalham juntos para se concentrar em um objeto próximo, dificultando a leitura.

Mito 6. Olhar para o sol - ou olhar diretamente para o sol - pode melhorar sua saúde e bem-estar?

Olhar para o sol por um curto período de tempo sem usar a proteção ocular correta pode danificar sua retina permanentemente e até causar cegueira. Óculos de sol comuns e filtros caseiros não são seguros para olhar o sol. A única maneira segura de olhar diretamente para o sol é através de filtros solares para fins especiais que atendem ao padrão ISO 12312-2.

Mito 7. Se você cruzar os olhos, eles permanecerão assim?

Os músculos dos olhos permitem que você mova a visão em todas as direções. Olhar para a esquerda ou direita, para cima ou para baixo, não os forçará a permanecer nessas posições, assim como cruzar os olhos não os fará ficar assim. Os olhos cruzados podem resultar de doença, visão incorreta ou danos nos músculos ou nos nervos.

Mito 8. Somente os meninos podem ser daltônicos?

As mulheres podem desenvolver ou herdar daltonismo, mas os homens correm um risco muito maior. Estima-se que 1 em cada 10 homens tem alguma forma de deficiência de cor. A maioria dos indivíduos daltônicos nasce com falta parcial ou total de cones na retina (que ajudam a distinguir as cores vermelho, verde e azul). Menos frequentemente, problemas de visão colorida podem ocorrer mais tarde na vida como resultado de doença, trauma ou efeitos tóxicos de drogas que danificam a retina ou o nervo óptico.

Mito 9. As pessoas que são daltônicas veem em preto e branco?

A maioria das pessoas daltônicas vê cores parciais. A forma mais severa de daltonismo, na qual tudo é visto em tons de cinza, é incomum. A maioria das pessoas com daltonismo tem dificuldade em distinguir entre cores verde e vermelho.

Mito 10. Sentar-se muito perto da TV pode danificar seus olhos?

Embora sentar-se muito perto da televisão possa causar fadiga ocular ou causar dor de cabeça, não prejudicará a visão em crianças ou adultos. No entanto, sentar-se habitualmente perto da televisão pode sinalizar que a pessoa é míope e, de fato, precisa de óculos. As crianças têm maior capacidade de se concentrar em objetos próximos.

Mito 11. Ler com pouca luz é prejudicial aos seus olhos?

Não faz mal aos seus olhos ler com pouca luz. Mas uma boa iluminação pode facilitar a visualização do que você está lendo e evitar que seus olhos se cansem mais rapidamente.

Mito 12. O uso de computadores pode danificar seus olhos?

Olhar para uma tela de computador não irá prejudicar seus olhos, mas fazê-lo sem interrupções pode contribuir para a fadiga ocular, olhos cansados ou secos. Não deixe de descansar a visão a cada 20 minutos, olhando para cima ou para o outro lado da sala. Pisque regularmente para manter os olhos bem lubrificados e use lágrimas artificiais para promover a umidade.

Mito 13. As pessoas que usam óculos estragam os olhos se lEem letras miúdas ou fazem trabalhos muito próximos?

Trabalhos de leitura e detalhes não desgastam a visão. Mas eles podem forçar os olhos, deixando-os cansados. Descansar periodicamente olhando para longe ou para cima pode ajudar a proporcionar alívio.

Mito 14. O uso de óculos ou lentes de contato o tornará dependente deles?

O uso de óculos não piorará sua visão ou levará à doenças oculares. Se você precisar de óculos para distância ou leitura, é importante usá-los para evitar forçar os olhos e também para garantir a melhor visão possível.

Mito 15. Usar os óculos errados fará mal aos seus olhos?

O uso de óculos com receita médica incorreta não danifica os olhos, mas pode forçá-los e causar dores  de cabeça. Isso deve desaparecer quando você deixar de usar os óculos.

Mito 16. As dificuldades de aprendizagem são causadas por problemas oculares?

As dificuldades de aprendizagem são causadas por problemas de como o cérebro processa o que vê ou ouve. Os sinais de uma adversidade incluem complicações para aprender a ler ou escrever, notas baixas em matemática ou confusão em organizar pensamentos e informações. Às vezes, a visão ruim pode ser confundida com uma dificuldade de aprendizagem. Se você perceber que seu filho não vai bem na escola, solicite um exame a um especialista em aprendizado e procure um oftalmologista.

Mito 17. Perder a visão é uma parte inevitável do envelhecimento?

Muitos problemas de visão que se desenvolvem à medida que as pessoas envelhecem podem ser tratados. A presbiopia, que é a perda da visão de perto, e a catarata podem ser remediadas para permitir que os adultos vejam bem novamente. É importante realizar exames oftalmológicos anualmente para detectar ameaças reversíveis e permanentes à visão, como glaucoma ou degeneração macular. Muitas vezes, o tratamento precoce pode retardar ou impedir a perda de visão.

Mito 18. Uma catarata deve estar "madura" antes de ser removida?

Uma catarata pode ser removida assim que comprometer sua visão. Graças aos modernos avanços na cirurgia de catarata, esta pode ser retirada do olho ainda no início, assim que estiver embaçando a visão o suficiente para dificultar a leitura de letras pequenas ou placas de rua.

Mito 19. Os olhos podem ser transplantados?

Hoje ainda não é possível transplantar um olho inteiro porque esse órgão complexo está conectado ao cérebro pelo nervo óptico. O nervo óptico é composto por mais de 1 milhão de pequenas fibras nervosas. Depois que essas fibras nervosas são cortadas, elas não podem ser reconectadas. No entanto, os oftalmologistas podem transplantar a córnea, que é a parte frontal e transparente do olho. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação com seus olhos ou sua visão, fale com um oftalmologista.

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia.